quarta-feira, 21 de agosto de 2013

2º dia na França: Arlés - Apt

Domingo, 28 de julho de 2013
Roteiro: 128km



Antes de sair de Arlés, resolvi olhar dicas no TripAdivisor...nunca tinha feito mas valeu a pena. Lá falava muito bem de um lugar chamado "Carriers de Lumières", que por sorte estava no caminho, e resolvemos incluir no roteiro....

1a parada: Carriers de Lumières,  Les Baux-de-Provence 

Uma das grandes surpresas da viagem! É simplesmente de tirar o fôlego e difícil de descrever, ainda bem que a maquina estava carregada e tiramos diversas fotos.

O lugar é uma antiga pedreira que algum louco teve a ideia de transformar em uma espécie de sala de imagens...isso significa que em cada uma das diversas paredes sao projectadas imagens de diversas pinturas de Van Gogh, Monet, Renoir e outros, por uns 40 minutos.



Vale muito a pena...e está aos pés de Les Baux-de-Provence que eh simplesmente uma graça, e que está num lugar lindo. Além disso, por perto tem vários hotéis que parecem ser uma delícia...um lugar que com certeza vale a pena passar a noite.


2a parada: Saint-Rémy-de-Provence, Francia

Cidade com um centro com varias ruazinhas, perfeito pra comprar queijos, vinhos e coisas pra casa. Nao compramos nada, já que provavelmente estragariam durante a viagem, mas comemos e passamos umas 2 horas passeando....bem gostoso.

3a parada: Cavaillon, Francia

Essa cidade aparecia em vários guias como a cidade do melao, e por isso decidimos nao comer sobremesa em Saint-Remy para parar aqui e comer um bom melao.

Chegando na cidade se percebe a sua fama....formas de melao por toda a parte. Mas resolvemos ir até a oficina de turismo que tambem estava decorada enteira de meloes. Qual foi minha surpresa qdo vi a cara de interrogaçao do cara que trabalhava lá quando perguntei: "aonde se pode comer um bom melao?"

Depois de uns 10 segundos esperando uma resposta acrescentei...."essa é a cidade dos meloes, nao? nao tem lugar pra comer algum?" Só entao ele respondeu, como se eu fosse a pessoa mais estranha do mundo..."sim, sim...o melao é o simbolo dessa cidade, mas hj é domingo e tá tudo fechado...nao tem lugar pra comer melao"....e fomos embora.  Hj me arrependo de nao ter tirado uma foto da oficina de turismo mais brega que já vi em toda minha vida

4a parada: Gordes, Francia

Que lugar fofo! A cidade em si nao tem nada...mas as vistas sao lindas e todas as casinhas feitas de pedra fazem que seja muito, muito fofo...além disso tinha uns 2 hotéis que devem de ser caros mas super romanticos...um dia talvez volte pra ficar em um deles.



5a parada: Abbaye Notre-Dame de Sénanque, Gordes, Francia

A ideia era ver um campo de lavandas que está ao lado de Gordes....e foi o que vimos. Apesar do roxo nao ser tao roxo como eu imaginava, é muito bonito e vale a pena estando lá perto. Nao entramos...só olhamos desde o portao, já que todas as fotos dos guias eram exatamente o que estavamos vendo...mal sabíamos que depois passaríamos por campos de lavandas muito maiores e bonitos que esse...


Outras paradas: Ménerbes, Bonnieux, Lourmarin, Buoux

Eu planejei essas cidadezinhas, pois tinha uma revista que falava que o caminho era lindo (cheio de lavandas) e que além disso estava cheia de dicas do que ver em cada uma delas....mas como eu esqueci a porcaria da revista em casa e nao lembrava de nada além dos campos de lavanda, fizemos tudo isso muito rápido, descendo poucas vezes do carro. É verdade que tambem estavamos cansados e na revista só essa parte do roteiro durava 2 dias, mas mesmo assim valeu a pena.
Em Ménerbes passeamos um pouco (já que era a primeira cidade) e aproveitamos para tomar uma agua em um dos bares com jardins que tinha por lá...a cidade em si nao tinha muita graça, mas a regiao era bem bonita. Já Bonnieux, vale a pena. É uma cidadezinha que esta bem no alto da montanha, e que graças ao GPS, paramos o carro bem no alto dela.....é desse lugar, super bucólico, que sao as fotos abaixo.





Nao chegamos a descer para o que seria o centro da cidade e hj, com a revista em maos, sei que nos deveriamos ter organizados para comer aí, já que tem 2 restaurantes super recomendados (La Bastide de Capelongue e Le Fournil)....mas nesse momento nao sabiamos e nem estavamos com fome entao seguimos viagem. 

Lourmarin é maior nem saimos do carro....já que o "encanto" da cidade sao as lojinhas que já estavam fechadas..


Mas o caminho realmente nos encantou, apesar de nao termos visto nenhum outro campo de lavanda...






7a parada: Apt, Francia

Cidade feia mas muito bem posicionada e realmente só paramos lá para dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário